Dia mundial da hepatite 2016

pt

Hoje é o Dia mundial da hepatite, e com o intuito de compartilhar o conhecimento sobre a doença, devemos primeiro adquirir algum conhecimento sobre o assunto. Aqui estão alguns pontos-chave que você deve saber sobre a hepatite.

P. O que é a hepatite?
A. A hepatite é a inflamação do fígado que pode ser causada por várias razões, tais como o consumo excessivo de álcool, entretanto é mais frequentemente causada pelo vírus da hepatite.

P. Quais são os diferentes vírus da hepatite?
A. Existem 5 tipos principais, referidos como A, B, C, D e E. Esses são os tipos mais comuns de vírus que levam a doenças agudas ou crônicas. Tipo B e C podem tanto levar a doenças crônicas e são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer.

P. Como a hepatite é transmitida?
A. Dependendo do tipo do vírus, a doença pode se propagar de forma diferente. Hepatite A e E são transmitidos pela ingestão de alimentos e água contaminados. Tipo B, C e D são transmitidos através de fluidos corporais, tais como sangue contaminado, produtos derivados do sangue, e equipamentos médicos contaminados. Para a hepatite B, o vírus também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto ou por relação sexual.

P. Como a hepatite pode ser evitada?
A. Para os tipos A, B e D, existem vacinas disponíveis que são seguras e eficazes para prevenir a doença. Para o tipo E, existe uma vacina disponível para populações de alto risco, embora não seja tão amplamente disponível. O tipo C não possui vacina disponível e devem ser tomadas precauções. Em termos de métodos preventivos, lembre-se que tipo C pode ser transmitido através do sangue, equipamento médico contaminado e, embora menos comum, por relação sexual.

Lembre-se também que a hepatite ou inflamação do fígado pode ser causada pelo consumo excessivo de álcool. Por favor, lembre-se de beber com responsabilidade, o seu fígado vai agradecer por isso!

Para saber mais sobre como a hepatite é tratada, visite a nossa página no Facebook e lembre-se de curtir e compartilhar as nossas mensagens de conscientização sobre a hepatite!

#IPSFparo #IPSFaware

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *